Palavra Culto Domingo // 08 de julho

VOCÊ FOI CRIADO PARA SER SEMELHANTE A CRISTO

 

“Deus sempre soube o que estava fazendo. Ele decidiu, desde o princípio, moldar a vida daqueles que O amam pelos mesmos padrões da vida do Filho. Pois o Filho é o primeiro da fila na humanidade que ele restaurou. Nele, vemos a vida humana em sua forma original” (Romanos 8:29 – A Mensagem).

“Quando olhamos para o Filho, vemos o Deus invisível. Olhamos para o Filho e vemos o propósito original de Deus em toda a criação” (Colossenses 1:15 – A Mensagem).

Desde o princípio, o plano de Deus tem sido nos fazer à semelhança de seu Filho (Gênesis 1:26). Tal como Deus, (1) somos seres espirituais – nosso espírito é imortal e sobreviverá ao nosso corpo terreno; (2) somos inteligentes – podemos pensar, ponderar, solucionar problemas; (3) nós nos relacionamos – podemos dar e receber amor verdadeiro; (4) somos dotados de consciência moral – podemos discernir entre o certo e o errado, o que nos torna responsáveis diante de Deus.

O pecado, no entanto, distorceu essa imagem e a danificou. Então Deus enviou Jesus para restaurar a plena imagem que havíamos perdido. Com o que se parece a plena imagem e semelhança de Deus? Ela se parece com Jesus Cristo! A Bíblia diz: “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Coríntios 4:4).

Jamais poderemos nos tornar iguais a Deus, ou mesmo um deus. O desejo de ser um deus manifesta-se todas a vezes que tentamos controlar nossas circunstâncias, nosso futuro e as pessoas ao redor. Como criaturas jamais seremos o Criador. Porém, Ele quer que você se torne santo – que assuma valores, atitudes e caráter próprio dEle: “… Tudo que está ligado àquele velho estilo de vida tem de ser abandonado… Agora é hora de ter um estilo de vida totalmente novo, zerado – uma vida planejada por Deus, renovada a partir de dentro; uma vida que muda para melhor a conduta de vocês e que faz o caráter de Deus tornar-se realidade em nossa vida”  (Efésios 4:22-24 – A Mensagem).

 

A transformação do caráter

O supremo objetivo de Deus para a sua vida na terra não é o conforto, mas o desenvolvimento de Seu caráter. Ele quer que você cresça espiritualmente e se torne semelhante a Cristo. Isso significa transformação de caráter, e não a perda da personalidade.

Um dos textos que nos falam sobre as qualidades de caráter de Cristo está Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Toda vez que você se esquece que o caráter é um de propósitos de Deus para sua vida, você se torna frustrado pela situação que o cerca. Você pensa: “Por que isso está acontecendo comigo?”. “Por que estou passando por momentos tão difíceis?”. A resposta é: a vida deve ser difícil! É isso que nos possibilita crescer. Lembre-se de que a terra não é o céu!

Vida abundante não é, como muitos interpretam erroneamente, saúde perfeita, estilo de vida confortável, emoções constantes, plena realização dos sonhos e o alívio instantâneo dos problemas por meio da fé e da oração. Essa perspectiva voltada para si mesmo trata Deus como se fosse o “gênio da lâmpada”, que existe tão somente para nos servir em nossa busca egoísta de realização pessoal. Mas Deus não é o nosso criado! Se nos deixarmos levar pela idéia de que a vida deve ser fácil, ficaremos grandemente desapontados com a realidade. A vida não gira em torno e você! Você existe para os propósitos de Deus, e não o contrário. Deus nos dá o nosso tempo na terra para construirmos e fortalecermos nosso caráter para céu.

 

A obra do Espírito Santo em você

Produzir o caráter semelhante ao de Cristo é obra do Espírito Santo (II Coríntios 3:18). Não podemos reproduzir o caráter de Jesus pelos nossos próprios esforços. Força de vontade e melhores intenções não são suficientes. Somente o Espírito Santo tem o poder de realizar as transformações que Deus deseja para a nossa vida (Filipenses 2:13).

O poder do Espírito Santo não se resume a manifestações miraculosas e emoções intensas. Na maioria das vezes o poder do Espírito Santo é liberado na sua vida de maneira tranquila e despretensiosa, de modo que você nem se dá conta, nem tem nenhuma sensação!

As características de Cristo não são produzidas por imitação, mas por habitação. Nós permitimos que Cristo viva através de nós – “… O mistério, em poucas palavras, é este: Cristo está em vocês, e isso dá a vocês a esperança de participar da glória de Deus” (Filipenses 1:27 – A Mensagem). E como isso acontece na vida real? Pelas escolhas que fazemos. Nós escolhemos fazer a coisa certa nas diversas situações da vida e confiamos no Espírito Santo de Deus para nos dar força, amor, fé e sabedoria para fazê-la.