Palavra Culto Domingo // 27 de outubro

PASSOS PARA A VIDA PLENA E ABUNDANTE

 

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10).

 

Somente em Jesus você pode encontrar vida plena e abundante. Deus conhece todas as suas necessidades e, como um Pai amoroso, anseia por vê-lo em condição plena.

O inimigo vem para matar QUEM VOCÊ É, roubar o QUE VOCÊ TEM e destruir O QUE VOCÊ FAZ. Ele quer matar sua autoimagem, impedir que você reconheça sua condição de filho de Deus, para que não viva plenamente como herdeiro do Rei. Ele quer roubar o que você tem de mais precioso, te fazer escravo das coisas deste mundo e cego para os verdadeiros tesouros eternos. Ele também quer destruir os sonhos de Deus para sua vida, os planos maravilhosos e perfeitos que o Criador preparou para você, te enganando com outros caminhos que podem parecer prazerosos no início, mas te levarão para a derrota, miséria e ruína.

Jesus já proporcionou vida plena e abundante aos filhos de Deus. Esta vida se estabelece a cada dia, na mesma proporção de entendimento de QUEM VOCÊ É de verdade perante Seu Criador. Você é um (a) filho (a) do Rei, herdeiro (a) de suas promessas (Romanos 8:17)! A vida plena vai se concretizando à medida em que há submissão de tudo o QUE VOCÊ TEM, sob o governo dEle, se constituindo como um “gerente” de Deus ao administrar seus recursos e potencialidades. E a vida plena se completa, quando tudo O QUE VOCÊ FAZ está direcionado para a missão de vida que Deus preparou para você e para o propósito real pelo qual veio ao mundo. Quanto mais você deixar Jesus realmente reinar sobre seus recursos, potencialidades e missão, mais experimentará a vida plena e abundante.

No entanto, para isto é necessário intimidade com Jesus. Absorver seu caráter e seus princípios. Isso começa ao entrarmos em contato com Seu Amor incomparável, infinito, mais valoroso que tudo neste mundo, maior do que o amor de qualquer pessoa na terra. As relações de amor conjugal e paternal são maravilhosas, porém, não se comparam ao amor de Deus, que entregou Sua vida por nós (João 3:16). Conhecer este Amor nos leva para mais perto dEle, ao desejo de conhecê-Lo mais e a corresponder a este amor com intensa reciprocidade. A gratidão move o coração de quem está em sincronia com este amor. E espalhar este lindo amor é a missão de quem verdadeiramente o conhece (1 João 3:16). Muitos o conhecem, mas depois o desprezam, outros deixam o relacionamento esfriar, virar uma rotina morna e sem sabor, enfraquecendo a intensidade do Amor, se perdendo em QUEM SÃO, sendo novamente roubados no QUE TÊM e lentamente destruídos no QUE FAZEM.

Para que isto não aconteça, é preciso que você reconheça hoje, este desvio de rota e se acerte com Ele. Que se reconcilie e reinicie uma vida plena e abundante, que Ele preparou para você.

 

12 AÇÕES PARA A VIDA PLENA E ABUNDANTE

 

Esta vida plena precisa ser vivida integralmente em teu ser. Todo ser humano é espírito, mente e corpo (1 Tessalonicenses 5:23). Não há como separar, somos três em um e estas áreas são interdependentes. Desenvolver apenas uma destas áreas e relegar as outras, fará com que você ande parcialmente suprido, mas posteriormente virão os sinais da defasagem. Inicie esta nova jornada, estabeleça um passo a passo para ir crescendo gradativamente, sem parar. Você viverá experiências que nunca experimentou antes!

Tudo começa com a intimidade. Sem ela, o resto fica infrutífero. Adore a Deus com todo seu ser, com todo espírito, mente e corpo. Veja os 12 passos fundamentais, para que você experimente a vida plena nestas três dimensões:

 

ESPÍRITO MENTE CORPO (1 Coríntios 6:19)
1- Retirar-se para intimidade com o Pai: Diariamente (Lucas 5:16; Salmos 25:14). Quanto mais espaçado for este tempo, mais difícil será para você.

2- Orar: Desenvolver comunicação informal com Deus (1 Tessalonicenses 5:17);

3- Ler a Palavra: Conhecer mais dEle e de seus princípios (2 Timóteo 3:16);

4- Conectar-se com a família espiritual: Semanalmente. Estar aberto ao discipulado individual e coletivo para crescer (Hebreus 10:25).

5- Lazer programado: No mínimo uma vez por semana. Promove alterações fisiológicas, benéficas nas suas três dimensões (Gênesis 1:9,11,18,21,25,31);

6- Ler: Um livro é o conhecimento de uma vida inteira (Provérbios 24:4,5). No mínimo dois livros por ano. Muitos livros são “Atos 29”.

7- Agradecer constantemente: Pelas pequenas coisas (1 Tessalonicenses 5:17). “Se teus olhos forem bons, teu corpo terá luz” (Mateus 6:22);

8- Companhias estimuladoras: (1 Coríntios 15:33).

9- Descansar: No mínimo um dia por semana. Até Deus descansou no sétimo dia (Gênesis 2:2);

10- Atividade física: No mínimo 30 minutos e três dias por semana. Promove alterações bioquímicas, disposição e criatividade;

11- Horas mínimas de sono: Recuperam suas energias mentais, físicas e consequentemente espirituais.

12- Alimentação saudável: Impulsiona energia nas três dimensões e evita doenças.

 

“Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17)