Palavra e Roteiro de célula // 12 de agosto

SUA VIDA TEM ENORME IMPORTÂNCIA E VALOR

 

Você foi posto na terra para fazer uma contribuição. Você não foi criado apenas para consumir recursos – comer, respirar e ocupar espaço. Deus projetou você para que sua vida faça diferença. Você foi criado para acrescentar à vida na terra, não apenas para extrair.

Você foi criado por Deus para servir. “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Efésios 2:10-NTLH). As boas obras são o seu serviço. Sempre que você serve pessoas, de alguma forma você está servindo a Deus (Colossenses 3:23-24). O que Deus disse para Jeremias também vale para você: “Antes de eu formar você no ventre, eu já sabia tudo a seu respeito. Antes que você pudesse ver a luz do dia, eu já tinha planos para você: Um profeta às nações, era o que eu tinha em mente” (Jeremias 1:5). Você foi posto neste planeta para uma missão especial.

Você foi salvo para servir a Deus (II Timóteo 1:9). Deus o redimiu para que você pudesse exercer sua “santa vocação”. Você não foi salvo pelo serviço, mas foi salvo para o serviço. Fomos comprados por Jesus para glorificá-Lo com o nosso corpo (I Coríntios 6:20). Nós Lhe devemos a vida! Por isso Paulo diz: “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele” (Romanos 12:1)

O apóstolo João diz que nosso amor pelos outros é o que demonstra que somos verdadeiramente salvos (I João 3:14). Se não tenho nenhum amor pelos outros, nenhum desejo de ajudar as pessoas, deveria questionar se Cristo está realmente em minha vida. Um coração salvo é um coração que deseja servir.

Na Bíblia as palavras servo e ministro são sinônimas. “Ministério” não se restringe a pastores, padres e sacerdócio profissional. Mas Deus diz que cada membro de Sua família é um ministro. Se você é um cristão, é um ministro. Quando a sogra de Pedro, enferma, foi curada por Jesus, ela instantaneamente se levantou e começou a servi-Lo (Mateus 8:15). Somos curados para ajudar aos outros, somos abençoados para ser uma bênção. Somos salvos para servir, e não para ficar sentados esperando pelo céu.

Você é chamado para servir a Deus. Seu chamado para ser salvo inclui o chamado para servir; ambos são o mesmo chamado. Você é um cristão em tempo integral, então você serve em tempo integral (I Pedro 2:9). Um “cristão não-servo” é uma antítese!

Em algumas igrejas na China dão-se as boas-vindas aos novos crentes dizendo: “Jesus agora tem um novo par de olhos para ver, novos ouvidos para escutar, novas mãos com as quais ajudar e um novo coração para amar os outros”.

Uma razão pela qual você precisa estar vinculado a uma igreja é o cumprimento do seu chamado para servir aos outros cristãos de maneira prática (I Coríntios 12:27). Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada um deles é importante. Não existe serviço pequeno para Deus; tudo importa. Não existem ministérios insignificantes na igreja. Alguns são visíveis e alguns são desempenhados nos bastidores, mas todos são valiosos. O que acontece quando uma parte do seu corpo deixa de funcionar? Você adoece. Hoje em dia milhares de igrejas locais estão morrendo por causa de cristãos que não têm vontade de servir.

A ordem é servir a Deus (Mateus 20:28). Para os cristãos, servir não é uma questão de opção, não é algo a ser encaixado em nossas agendas caso haja tempo disponível. Servir é o núcleo da vida cristã. Jesus veio para servir e para dar. Esses dois verbos também devem definir sua vida na terra. Jesus ensinou que a maturidade espiritual nunca é um fim de si mesma. Maturidade é para o ministério. Nós crescemos para nos doar.

A última coisa que muitos crentes precisam hoje em dia é participar de outro estudo bíblico. O que eles precisam é de experiências em servir, nas quais possam exercitar seus músculos espirituais. Um seguidor de Jesus maduro deixa de perguntar: “Quem irá alcançar minhas necessidades?” e começa a perguntar: “As necessidades de quem eu vou alcançar?”. Nós só estamos completamente vivos quando ajudamos os outros. Você dará a vida por algo. O que será? Uma carreira, um esporte, um passatempo, fama, riquezas? Nenhuma dessas coisas será importante para sempre. Servir é o caminho  para a verdadeira importância. A cruz nos leva a uma renúncia de nós mesmos (Marcos 8:35); portanto, quem não serve, serve a si mesmo; este é inimigo da cruz (Filipenses 3:19).

Jeremias, ao ser chamado, retrucou: “… Um momento, Senhor! Olha para mim. Eu não sei nada. Sou apenas um menino” (Jeremias 1:6). Não se deixe dominar pela timidez, sentimento de incapacidade, medo, auto-depreciação, covardia… Deus lhe deu um tesouro, o Seu Espírito, que está dentro de você. Deixe que os dons, talentos e habilidades sejam liberados. Enfrente os medos na certeza de que, se você se entregar para Deus, as Suas virtudes fluirão de maneira impressionante! O que importa não é a duração da sua vida, mas a contribuição que ela dá. Não o quanto você viveu, mas como viveu. Amém!

 

ROTEIRO DE CÉLULA