Palavra e Roteiro de Célula // 15 de abril

DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

 

Satanás faz qualquer coisa para impedir que os cristãos descubram os princípios de Deus que regem a mordomia (administração), a disposição de dar e a bênção financeira. Porque quando fizermos isso nossa vida será transformada para melhor, e exercerá um grande impacto no Reino de Deus! Se todos os cristãos compreendessem e aplicassem os princípios da mordomia, isso traria o avivamento ao mundo. À medida que o povo de Deus prosperasse o dinheiro entraria no Reino; mas, o mais importante, nosso coração seria transformado!

Ninguém é um doador por natureza. Todos nascemos sendo tomadores. Deus, ao contrário, é um doador. O versículo mais conhecido da Bíblia é João 3:16. A generosidade de Deus está além da capacidade da nossa imaginação. Deus diz que abençoará os que se dispõem a obedecê-Lo (Deuteronômio 15:10, 28:8, 28:12).

 

O princípio das primícias

Há mais de 500 versículos na Bíblia relacionados à oração e aproximadamente 500 versículos relacionados à fé, porém mais de 2000 versículos relacionados a dinheiro e bens. Jesus falou sobre dinheiro em 16 de Suas 38 parábolas. A forma como você lida com o dinheiro revela com destaque quais são suas prioridades, suas lealdades e sua afeição.

Vemos Deus declarar que o primogênito é dEle 16 vezes nas Escrituras! (Êxodo 13:2, 12). Na Lei do AT toda vez que um dos animais do rebanho desse à luz seu primogênito, o dono deveria sacrificá-lo, ou, se ele fosse considerado impuro, teria de redimi-lo com um cordeiro limpo e sem mancha. Jesus era o primogênito de Deus, puro, perfeito e irrepreensível em todos os aspectos (João 1:29). Por outro lado, cada um de nós nasceu impuro. Jesus nasceu um Cordeiro puro e sem mancha, portanto foi sacrificado para nos redimir. Deus deu o Seu dízimo (Jesus), em fé, e não esperou para ver se primeiro mudaríamos ou nos arrependeríamos (Romanos 5:8). Assim também, antes de vermos a bênção de Deus, nós, pela fé, entregamos nossa oferta.

Toda primícia dada nunca é perdida, e toda primícia que não é dada é sempre perdida. Aquilo que retemos de Deus será perdido – “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará” (Mateus 16:25).

As primícias pertencem a Deus. Deus não disse: “Deixe sua ovelha gerar nove cordeiros e dê-me o seguinte”. Não! Deus disse: “Dê-me o primeiro”. Significa dar a Deus antes de ver se você terá o suficiente. Dar o dízimo é como dizer: “Eu te reconheço em primeiro lugar. Estou colocando a Ti em primeiro lugar em minha vida, e confio que Tu cuidarás do restante das coisas em minha vida”. A primeira porção é a porção redentora. Quando a primeira porção é dada a Deus, o resto é redimido.

 

Os primeiros frutos

Não somente o primogênito pertence a Deus, mas as primícias dos frutos também (Êxodo 23:19). As Escrituras designam a “Casa do Senhor” como o lugar para se entregar as primícias. Não é em qualquer lugar que você queira. Entregar o dízimo na Casa do Senhor envolve honrar o Senhor com as nossas posses e com a primeira parte de todos os os nossos ganhos (Provérbios 3:9). Isso fará com que nossos celeiros se encham!

Quando o povo de Israel conquistou Jericó, a ordem de Deus foi que entregassem todos os despojos na Casa do Senhor. Porque era a primeira cidade conquistada, as primícias! Acã se apoderou de uma parte, e foi amaldiçoado! Se o tomarmos para nós, ele se torna uma maldição porque é roubado. Malaquias deixa isso claro (3:8-9). O dízimo é um princípio, portanto imutável – “De fato, eu, o Senhor, não mudo” (Malaquias 3:6).

Os princípios do dízimo, dos primogênitos e das primícias são bíblicos e eternos. A oferta que Abel trouxe foi o primogênito do seu rebanho, mas Caim não trouxe das primícias das suas colheitas (Gênesis 4:3-5). O dízimo deve vir em primeiro lugar (Levítico 27:30). O primeiro valor que você gasta representa os seus primeiros frutos. É realmente um ato de fé dar dez por cento depois que toda as suas outras contas estão pagas? A primeira parte é a parte redentora, ela tem o poder de redimir o resto (Romanos 11:16). É o princípio de colocar Deus em primeiro lugar, pela fé que dá início às bênçãos.

Isaque foi a primícia de Abraão. Abraão não esperou para ver se teria dez filhos antes de entregar seu primeiro filho. Era tudo o que ele tinha! Foi necessário fé para a Abraão oferecer Isaque. Quando Deus vem em primeiro lugar em minha vida, Ele redime e protege todas as demais coisas.

Segundo uma estatística, a média dos dízimos dos cristãos no mundo inteiro fica em torno de 1,8 por cento. Se todos os cristãos dessem fielmente seus dízimos não precisaríamos ter tantas ofertas especiais e vendas de doces e outras coisas na recepção das igrejas. Precisamos passar esse princípio às futuras gerações! (Êxodo 13:14).

 

Baixe aqui seu roteiro de célula