Palavra e Roteiro de Célula // 18 de março

VOCÊ FOI FEITO PARA UMA MISSÃO

 

Deus quer que você tenha tanto um ministério no corpo de Cristo quanto uma missão no mundo. Seu ministério é o seu serviço junto aos que crêem, e sua missão é seu serviço junto aos que não crêem. A palavra “missão” tem sua raiz na palavra latina “remeter” ou “enviar”. Ser cristão inclui ser enviado ao mundo como representante de Jesus Cristo. Jesus disse: “… Assim como o Pai me enviou, eu os envio” (João 20:21).

A missão de Jesus na terra agora é a nossa missão, pois somos o corpo de Cristo, Seus pés, Seus braços, Seus olhos… Que missão é essa? Apresentar Deus às pessoas! A Bíblia diz: “Deus se reconciliou com o mundo por meio do Messias, permitindo um novo começo pela oferta de perdão de pecados. Deus nos deu a tarefa de contar a todos o que ele está fazendo. Somos representantes de Cristo. Deus nos usa para persuadir homens e mulheres a deixar as diferenças de lado e ingressar na obra de Deus e para reconciliar o ser humano com ele” (II Coríntios 5:18). Ele nos salva e então nos envia.

Sua missão é uma continuação da missão de Jesus sobre a terra. Jesus não nos chama apenas para vir a Ele, mas também para ir por Ele. Na Grande Comissão Jesus disse: “Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mateus 28:19-20). Esta não é a grande sugestão, mas a Grande Comissão.

A Bíblia deixa claro que somos responsáveis pelos incrédulos que vivem à nossa volta: “Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniquidade; mas para mim você será responsável pela morte dele” (Ezequiel 3:18).

  1. Sua missão é um privilégio formidável. É uma honra ser usado por Deus! São dois grandes privilégios: trabalhar com Deus e representá-Lo. Somos colaboradores (II Coríntios 6:1) e companheiros de trabalho no serviço de Deus: “Portanto somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (II Coríntios 5:20).

Contar aos outros como obter a vida eterna é a melhor coisa que você pode fazer por eles. Se o seu vizinho tivesse câncer ou AIDS e você soubesse a cura, seria criminoso reter tal informação! Temos a melhor de toda as novidades do mundo, e partilhá-la é o maior carinho que podemos mostrar a qualquer um. Um problema dos cristãos que se converteram há muito tempo é terem esquecido de como é viver sem Cristo.

  1. O valor de sua missão é eterno. Ela fará diferença no destino eterno das outras pessoas; logo, é mais importante que qualquer emprego, realização ou objetivo que você possa alcançar durante sua vida na terra. As consequências de sua missão irão durar para sempre, mas as consequências de seu emprego não.

Por isso precisamos ser diligentes: “Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar” (João 8:4). Temos só o período desta vida para alcançar as pessoas para Jesus. Deus deseja que você partilhe as boas novas no lugar onde estiver; não é preciso ser um evangelista a tempo integral.

  1. Sua missão traz significado à vida. Se falhar em cumprir a missão que Deus lhe deu na terra, você terá desperdiçado a vida que Deus lhe concedeu. Paulo disse: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). Existem pessoas neste planeta que somente você poderá alcançar, em virtude de onde você vive e do que Deus o fez ser.
  2. A volta de Cristo está relacionada ao cumprimento da nossa missão. Logo antes de Jesus ter subido ao céu, os discípulos Lhe perguntaram quando Ele voltaria. Jesus respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:7-8). Jesus rapidamente mudou a conversa para o evangelismo. Ele queria que se concentrassem em sua missão no mundo.

É fácil nos distrairmos e desviarmos da nossa missão, porque Satanás nos prefere fazendo qualquer coisa, exceto partilhando a fé. Ele o deixará fazer todo tipo de boa ação, contanto que não leve ninguém para o céu consigo. Mas, no instante em que você começar a levar sua missão à sério, fique certo de que o Diabo irá lançar todo tipo de distração contra você. Portanto lembre-se: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:62).

 

roteiro de célula