Palavra e Roteiro de Célula de 07 de Fevereiro

PERSEVERANDO EM CONHECER A DEUS E FAZÊ-LO CONHECIDO

(Oséias 6:1-3)

Voltar é se arrepender (v.1)

É uma chamada ao avivamento (v.1). Só volta quem reconhece que tomou o caminho oposto. Voltar é rever as atitudes e o comportamento, é se arrepender por desprezar os princípios da palavra e se afastar do Senhor. Arrependimento é voltar para Deus abandonando o pecado e renunciando a si mesmo, e isso é cruz. Depois da cruz sempre tem ressurreição! Avivamento sempre começa com arrependimento.

Conhecer é uma experiência (v.3)

A palavra “conhecer” (v.3) é yadha no hebraico, e significa muito mais do que um conhecimento intelectual; trata-se de um conhecimento relacional e experimental. É a mesma palavra usada na referência ao ato sexual (Gênesis 4:1). O conhecimento de Deus é crescente e processual. Por isso o termo hebraico tem a ver com nutrir um relacionamento íntimo a fim de conhecer Sua voz, Seus pensamentos, Sua vontade…

É preciso esforço (v.3)

O texto diz que devemos nos esforçar (v.3). Fica muitíssimo clara a importância de aplicar uma disciplina, ter atitude, ser intencional na busca desse relacionamento íntimo. Se um casal depender apenas dos seus sentimentos, vontades e circunstâncias não dedicará tempo para estar junto. É a consciência e a convicção de um voto que fizeram diante de Deus que os impelirá a um esforço na busca de uma intimidade crescente.

Há uma promessa (v.3)

A luz do sol, bem como a água da chuva são elementos essenciais para que a vida brote e se desenvolva. O sol é a justiça do Senhor (Malaquias 4:2) e a chuva é o Espírito Santo! Luz fala de entendimento e revelação, ao passo que chuva fala da ação sobrenatural de Deus por meio do Seu Espírito.

Há uma promessa de colheita! O conhecimento de Deus provoca uma reação em cadeia. Quem se aproxima de Deus e O conhece atrai o sol e a chuva para fazer a semente brotar, crescer e multiplicar. Quem conhece a Deus, de fato, jamais se conforma em guardar para si esse “segredo”, mas quer fazer conhecido Aquele que ele conhece. Nossas células atrairão pela presença de Deus e não pelas estratégias de crescimento. O sol e a chuva de Deus serão suficientes para fazer a terra brotar e dar o seu fruto!